Pular para o conteúdo principal

"Uma lição de vida"

Um dia um perito em gestão de tempo deu uma palestra a uns estudantes, e para chegar a um ponto usou uma ilustração que eles nunca mais esqueceram. Àqueles alunos, que teriam pela frente um futuro brilhante, disse: "Muito bem, está na altura de fazermos um jogo". Tirou uma jarra de dentro de um saco e pô-la em cima da mesa. De seguida, tirou algumas pedras mais ou menos do mesmo tamanho e foi enchendo cuidadosamente a jarra. Quando ficou cheia até cima e não cabia mais nenhuma pedra, perguntou aos alunos: "A jarra está cheia?" Todos na sala gritaram: "Sim".

Depois perguntou: "Está mesmo?" Voltou a ir ao saco e tirou de lá um saco de gravilha, que deitou para dentro da jarra, fazendo com que cada bocadinho preenchesse os espaços vazios entre as pedras grandes. Depois voltou a perguntar ao grupo: "A jarra está cheia agora?". Desta vez os estudantes responderam: "Talvez não". Certo confirmou o perito.
Voltou a ir ao saco debaixo da mesa e tirou um bocado de areia, que deitou para dentro da jarra e ocupou o espaço entre as pedras e a gravilha. Mais uma vez perguntou: "A jarra agora está cheia?". "Não", gritou a aula inteira. Mais uma vez disse :"Certo".
Agarrou depois num copo de água e deitou para dentro da jarra até ficar mesmo cheia até cima.
Olhou para a aula e perguntou: "Qual é a conclusão desta demonstração?" Um dos alunos levantou a mão e disse: "A conclusão é que por mais que a sua agenda esteja cheia, se tentar arduamente consegue sempre encaixar mais algumas coisas".

Não", disse o orador, essa não é a conclusão. A verdade que esta demonstração nos ensina é: se não pões as pedras grandes primeiro, nunca as vais conseguir pôr depois. E quais são as "pedras grandes" na tua vida? Os pais, as pessoas que amas, a tua educação, os teus sonhos, uma causa que valha a pena, ensinar ou guiar os outros, fazer coisa que gostas, tempo para ti, a tua saúde, os amigos..." (...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E tudo passa... adoro esse

Um dia, então, você percebe que aquilo não te faz sofrer como antes. Ainda te afeta, mas aquela vontade de se trancar no quarto e chorar durante horas já não existe mais. É somente um desconforto, algo como a dor de uma picada de agulha, que já não é notada quando se desvia o pensamento e concentra-se em outra coisa. Essa efemeridade é o que te dá a certeza de que logo não haverá mais dor, por mais ínfima que seja, ao voltar a olhar para essa lembrança. Haverá apenas mais um pensamento insignificante entre tantos outros, uma experiência a mais em sua vida que te tornou mais forte e sábia.                                             (Layanne Rezende)

"Deixa essa alegria aparecer"

"Não preciso me drogar para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso de um sorriso para ser feliz." Charles Chaplin